Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

Uma coisa boa da vida? Agradeço o facto de quando estou lá na tal caverna "com estagmites e estalactites", sem luz nenhuma, haver sempre humano, animal, frase, canção que não me deixa afundar mais e quem sabe, até me faz elevar um pouco. Hoje, sendo um desses dias que não acabam, tive o prazer de ler algo precioso num blog recem - descoberto "Só há uma verdade, que é a da força que não desiste." - Vergílio Ferreira, Apelo da Noite Grande Vergílio! Tenho mesmo que te ler. Para ver se me fazes descobrir algum sentido num mundo que cada vez me parece mais sem Norte. Curvo-me com todo o respeito. Com toda a minha Verdade. Graças a ti, tem nome. Chama-se Perseverança. Espiral

Queda

Todas as pessoas tropeçam. Mas a grande maioria só tropeça devido a uma razão. Pelos vistos eu não. Nos dias em que tropeço, é porque troquei os pés, havia uma pedra parva no caminho, o chão estava escorregadio e porque me empurraram. Tudo ao mesmo tempo. E o pior nem é isso: é olhar durante a queda para todos os lados e perceber até ao infímo pormenor de todos os motivos que me fizeram cair. E isso doí mais que a própria queda. Espiral

Dor

"A dor tem um motivo." Suponho que seja o sabermos dizer "basta" e não nos magoarmos mais. Mas talvez eu esteja enganada. A dor talvez sirva para nós mostrar os nossos limites e permitir-nos escolher entre ultrapassa-los ou em perder para eles. Talvez. Só espero que se perceba que só é uma vitória quando ultrapassamos os limites da dor se valer a pena, se isso nos fizer mais felizes. Se não, basta de dor. A dor tem um motivo. Dar-nos a hipótese de escolha. Escolhe bem* Espiral

Dialógo

- Não doí bater com tanta força? - Sim. - Então porque é que continuas? - Porque vale a pena. -Não percebo. - As cocégas fazem-te rir? - Sim!!! -É por isso? - Por eu rir? - Também...porque assim sinto. - E isso acontece porque o tens? - Sim. - E é bom? - Todos os dias. Espiral

Pedras

Talvez faça parte da descoberta de nós mesmo caminhar sobre as pedras que farão com que os nossos pés sobrevivam a males piores, como brasas, ou bocados de vidro. Faço partes dos que sabem a importância dessas pedras. Magoa. Mas sei que continuarei a andar por caminhos dificeis. Talvez nalgum momento pegue na pior pedra, na que mais me magoou, na que me fez superar as maiores barreiras e a coloque num pedestal discreto do meu ser. Agora não posso. Estou ocupada a fugir dos caminhos de vidros e de brasas. Ou a atravessá-los. E a sentir sempre as feridas das pedras que não cicatrizam. Espiral Inspiração: uma velha frase..."eu já passei por isto...mas não o ultrapassei..."

Heuristicas...

Nesta altura em que em todas as faculdades os alunos são postos à prova atráves de exames e/ou trabalhos é irónico que no meio de mais um stressante trabalho se encontre justificações para o pouco que se produz ou que se consegue. Denomina-se heurística da positividade (se não me engano...) e basicamente diz-nos que face a um trabalho tendemos a achar que iremos demorar menos tempo do que o necessário para o realizar mesmo que em situações anteriores semelhantes tenhamos visto que o tempo necessário para o realizar era muito maior. Por isso, não stressem por aí além....somos todos irracionais! (Obrigada especialmente ao Tversky, ao Kanheman e já agora ao Jacoby por fundamentarem cientificamente e nos darem justificações válidas para o mau desempenho, ah ah ah, adoro-vos). Espiral p.s. e tenho a certeza que mais 2 dias chegam perfeitamente para acabar um relátorio.... p.s.2. e não esperem que num blog ponha bibliografias... .

Simplicidade

Acho que a vida seria muito mais simples se nos limitassemos a subir as escadas rolantes que costumam descer, quando não estão avariadas, em vez de fazer fila naquela que costumava subir, quando avariam. Espiral
A responsabilidade de quem procura a inocência ou o divino não pode ser atribuida a mãos meramente humanas; somos demasiado tentados pelo brilho do quotidiano para acarretar tal fardo. (inspirado no filme "Alice") Espiral

Agosto 2006

E agora que começa 2007, a vencedora da frase mais generosa e doce que ouvi em 2006 foi: "Eu vou correr mais devagarinho para me conseguires apanhar, tá bem?" (dito, baixinho, por Beatriz, 3 anos, quando brincavamos à apanhada) ehehe ^^
Uma frase que me surgiu há dois dias do nada. Não me lembro o nome da personagem, nem a frase literalmente, mas é o amigo gay da personagem da Julia Roberts no filme "O casamento do meu melhor amigo" "Ele está a ir atrás dela, e tu estás a ir atrás dele, mas quem é que está a correr atrás de ti?" Espiral

Audácia

Não consigo jogar esse jogo. Não me ensinam as regras. Não percebo o objectivo. Não sei o que ganho com a vitória. Só vejo que vou perder. Quando começamos? Espiral

Candura

Criança para a montanha: Só me vences porque tens mais anos que eu. Só me ganhas porque já aprendeste mais coisas. Só me calas porque gosto de ti! inspiração escrita - O principezinho de Saint Exupéry

Véspera de exame

Acordar tarde. Ficar mais um pouco naquele sono. Tento sonhar. Com o que desejas. Com o quotidiano. Com qualquer coisa. Para que o tempo passe eu não tenha de acordar a sério. Levanto-me. Vou tomar banho. E depois almoçar. Vou a internet ver quem está no messenger. Convidam-me para um café e recuso desculpando-me com o estudo. É sincero. Eu devia mesmo estudar. Vou fazer mais um pouco do puzzle de 1500 que está no chão do meu quarto há dias. Já só falta as partes complicadas. Não é estranho que demore. Volto ao computador. Acabo uma tradução de uma bd japonesa. Hobbie giro....É melhor editar para ficar já feito. Depois já posso estudar. Pronto! Leio algumas páginas. Entro em pánico. Vejo que ainda não fiz metade. É melhor parar e descontrair. e já é hora de lanche. Aproveito e como qualquer coisa. Reparo que tenho as unhas péssimas. É melhor ir arranja-las se não partem-se. Pronto, agora estão bem. Olha, chegou a minha mãe. Por a conversa em dia e tal....leio mais umas páginas..Tenho q...

Gesto do quotidiano

Odeio óculos escuros. De os usar. Acho...que não os quero usar nunca mais. Para eu ver. Para me verem. Só a conduzir...porque o sol arrasa e eu não brinco quando há reflexos que mostram uma iluminosidade que sou incapaz de suportar. Não preciso de ocultar nada. Estou farta de baixar a cabeça apenas porque umas lentes me impedem de ver. Um dia...vou tirá-las. inspiração escrita- Imortalidade de Milan Kundera
Slipping away All that we needed was right The fresh hold is breaking tonight Open to everything happy and sad Seeing the good when it's all going bad Seeing the sun when I can't really see Hoping the sun will at least look at me Focus on everything better today All that I need and I never could say Hold on people that slipping away Hold on to this while it's slipping away All that we needed tonight Are people who love us and like I know how it feels to meant Oh and we leave here, the seas Open to everything happy and sad Seeing the good when it's all going bad Seeing the sun when I can't really see Hoping the sun will at least look at me Focus on everything better today All that I need and I never could say Hold on people that slipping away Hold on to this while it's slipping away So long So long Open to everything happy and sad Seeing the good when it's all going bad Seeing the sun when I can't really see Hoping the sun will at least look at me Focus...

Dia da criança

Um dia para tocar o sol com o dedo. E cheirar a pele dos outros. Para comer gelados e sussurrar ao vento feitiços que despertam ou manifestam paixões. Um dia para correr porque sabemos que podemos voar. Para ouvir risos intermitentes. E para os soltar. Há dias assim. Não porque queremos. Não porque se emitiram razões, tratados ou leis. Não recebi uma boa noticía. Não recebi uma má. Ninguém nasceu ou morreu aqui perto. E tão pouco me confidenciaram ao ouvido, bem rente ao meu pescoço, os meus desejos. Um dia para viajar por aí, ou nos meus sonhos. Para adormecer depois de ter trepado à árvore mais alta ou de ter lido o romance mais chato. Um dia para escrever palavras a mostrar que a felicidade se condensa em 24 horas. Sem chama forte a devorar o mundo. Sem brasas lentas a aquecer o corpo. Apenas um fogo que existe. Porque sim. Espiral

Solidão

"Solitudine non è essere soli, è amare gli altri inutilmente." (Mario Stefani) in A cidade dos Anjos Caídos de John Berent tradução: "Solidão não é estarmos sós, é amarmos os outros em vão"

Frases dos amigos do peito

Os amigos são amigos pelo que dizem, pelo que fazem....no momento apetece-me recordar o "pelo que dizem": "Eu acho é que ele tem o António lobo Antunes preso na cave" (Ana Fontes) - porque amizade é brincar com os nosso próprios gostos de modo a fazer-nos sorrir da patetice "Mas Sónia, não olha para ninguém!"(Luis Roxo) - porque amizade é convencerem-nos de que não estamos sozinhos "Somos uns privilegiados" (André Seco) - porque amizade é julgar ( e bem) que temos amizades únicas "Não podemos deixar que a vida nos passe pelas mãos" (Diogo Nuno) - porque amizade é inspiração repentina depois de uma tarde de crepes "Estou com a Sónia, estou com Deus" (Isa Costa) - porque amizade é ter medo de cães e saber que há protecção "Sónia, vi esta imagem e lembrei-me de ti" (Magda Alvoeiro) - porque amizade é identificação e recordação "Já não te via há uma semana...tinha saudades das tuas barracas!" (Ana Soares) - por...

100 anos de solidão

De que são feitos os bons livros? Aqueles que marcam? Já me disseram que um bom livro, com uma boa história se mostra logo nas primeiras páginas. Ou então que também é um bom guia ir pelos best-sellers. Ou so ler os clássicos. Sempre li muito. De tudo. Com qualidade, sem qualidade, light, menos light, banda desenhada, até livros da colecção Arlequim. Também já li alguns dos chamados "imprescíndiveis", clássicos, autores portugueses, sul americanos. norte americanos, franceses, ingleses, japoneses. Poesia, prosa, ficção, drama, ensaios... Não tenho pretensões de ter lido mundos e fundos, mas tento não me ficar "pelo mais lido" ou "pelo mais conhecido" de cada autor. Nem colar-me desnecessariamente a autores mais que ilustres e dizer bem apenas porque toda a gente diz. Por exemplo: não me agrada o modo de escrever de Charles Dickens. E não o digo de ânimo leve. Li, para além dos famosos Oliver Twist e Grandes Esperanças, os Contos e a Pequena Dorrit. A princ...

Secretamente

A culpa é do meu primo. Do meu primo direito, único e inconfundível. Que adoro. E que me conhece como eu o conheco. Demasiado bem. E que me disse "Conheces aquela canção de Rita Guerra?" ...Conheço...."Secretamente"...não sei se está canção tem qualidade...mas ironia ou não...está lá...E volto a ouvi-la. E sorrio. Porque os sentimentos não se julgam ou entendem. E posso dormir de novo porque sim.Yap, a culpa é do meu primo...e da Mango que passou esta música mil vezes enquanto eu estava lá...lol