Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2020

Voluntariado

Há uma ideia muito romantizada à volta do voluntariado, como se o ambiente fosse melhor ou as pessoas mais boazinhas. Não nem por isso : ) As pessoas, com os seus defeitos e virtudes são iguais em todo o lado. Declaração de interesses: voluntária há 15 anos na CVP (irónico, eu sei), a dar disponibilidade em barda (não toda porque estou em tele trabalho) para ir fazer triagem ao COVID 19 e ainda achei por bem contactar a minha ordem, inscrever-me como voluntária para apoio psicologico no meu municipio e ainda dei disponibilidade pedida pela coordenadora nacional da CVP a nível do psicossocial. Chama-se #nãosercapazdeestarquieta ou #sintomeinutil ou #perfiloperacional  e um bocadinho de #sintoqueéumdeverdarumbocadinhodomeutempoàsociedade . Não é propriamente porque sou boa pessoa e adoro a humanidade. O mundo pode e deve ser um bocadinho melhor, só isso. Só para ajudar a acabar da romantização do voluntariado. 

Dos efeitos do vírus

Nestes momentos, o meu coração alarga-se e apetece-me enviar às pessoas, amores e amigos, que pelos desaires da vida ou dos sentimentos já não estão cá, uma mensagem: "Penso sempre em vocês e vou sempre amar-vos." O carinho é imortal e tem memória.  

Das atitudes e comportamentos

Ainda não estamos em quarentena. O isolamento social começou na melhor das hipóteses na quarta passada, na maioria nesta segunda feira. Para mim começou na quinta, com tele trabalho. Sim, não fico sem nada para fazer, até pelo contrário. Ando pelas redes socias, e ontem e hoje, com menos de uma semana de máximo, de isolamento pessoal, e fico preocupada. Muitas pessoas já se dizem "esgotadas" e "em pânico" devido à "quarentena". Relembro, que felizmente a maioria delas não estão de quarentena, mas em isolamento social pois não tiverem à partida contacto com pessoas infectadas. As pessoas parece que se esquecem que as palavras têm força. E usam-nas sem cuidado e indiscriminadamente.  Psicologicamente isso afeta-nos a todos. Acredito que temos de ter cuidado com as palavras que usamos, especialmente na atualidade em que todos temos uma janela para o mundo, devemos ser mais responsáveis como o que dizemos. Claro que não é fácil. Não estamos fechados em ca...