Quickribbon Espiral: Lições....

domingo, maio 10, 2009

Lições....

Conheci a Tânia. Uma menina que quando falamos com ela, ri-se muito. Não faço ideia se me vê. Se me reconhece de alguma maneira. Mas se ouve alguma voz, mesmo a minha que nunca ouviu, ri-se e mexe-se parecendo contente. 

A Tânia tem paralisia cerebral causada "por complicações durante o parto", diz-me a mãe dela. Não sei com exactidão como, nem porquê, nem quanto, mas olhando para o corpo deformado da menina, percebendo a sua dificuldade ou incapacidade em falar, entende-se que deve ser extensa e grave. E que aquela vida e as vidas à sua volta não devem ser nada fáceis, nem leves. 

Conheci a Tânia na terça à noite. num transporte do hospital para casa. "A Tânia já é vossa cliente há muito tempo.", diz a mãe. Com calma. 

Conheci a Tânia e as vidas à sua volta num dia em que as coisas não me corriam bem. Em que escrevi um post a falar disso. Ironicamente cruel não é? O que são todas as minhas  pequenas coisas comparadas com isto?

 Aconteceram-me coisas chatas na quarta. Na quinta também. Na sexta também. Sim, a vida não é fácil.

Mas, acho que tenho que aprender a sorrir mais. A não ser tão "lamechas" como diria um amigo meu. E conhecendo estás histórias, sinto que me deram uma bofetada na cara. E penso "Devias ter vergonha, Sónia.". A minha vida é muito fácil. Com muitos momentos felizes. E é horrivel pensar que só pensamos nisso quando somos confrontados com o verdadeiramente díficil. Serei, mais feliz. Mais agradecida. Lutarei pelo que quero. E aprenderei todas as lições. Uma a uma. 

Obrigada. 


Espiral

Sem comentários: