Avançar para o conteúdo principal

Madonna e Celine Dion

Há cerca de três semanas, numa tarde específica qualquer, estava em Entrecampos, na Gare, à espera para apanhar o comboio para casa. Sentada, a ouvir um cd de músicas escolhidas, e muito provavelmente a pensar num assunto qualquer sem grande interesse...a não ser para mim. Nesse momento sentaram-se ao meu lado uma mãe e a filha, de cerca de 3/4 anos. Uma miúda loira de tranças como nos contos. Surpreendentemente, riu-se para mim e começou a mexer no meu leitor de cds. A mão dela disse para ela parar, mas eu disse que não fazia mal e tirei os phones. Via-se que a miúda era das que não tem medo de meter conversa com desconhecidos, mesmo que esses não façam logo grandes sorrisos. Gosto disso. Meteu conversa:
Ela - O que é isso?
Eu - É uma caixa para ouvir músicas
Ela - ah...
Eu - Não gostas de música?
Ela, muito devagar lá abanou a cabeça afirmativamente. Achei piada e perguntei-lhe o que ela ouvia. Bem, aí não hesitou:
- Madonna!
Estava eu à espera de ouvir "músicas da disney" ou do noody, logo fiquei ligeiramente surpreendida e olhei para a mãe dela que confirmou com um olhar exasperado.

Realmente apesar de tudo, as gerações não mudam muito. Lembro-me de em miúda ouvir Bon Jovi e Celine Dion. E gostava! E também que, na minha ama ouvia imensa música pimba que ela punha e cantarolava, e nós com ela. E realmente não fazem parte dos meus gostos actuais. Claro que também há outra vertente, em que influenciada pelo meu primo, mais velho que eu 5 anos, ouvia nirvana, xutos, metallica, pearl jam, radiohead, resistência, uhf e por aí...e continuo a ouvir..e a gostar. Talvez não seja necessário um grande receio pelo que as novas gerações abarcam. Acredito que também elas, como nós, tem um filtro de qualidade que lhes permitirá escolher. Por isso, tudo bem em ouvirem agora Madonna, ou D'zrt ou qualquer outro...Mais tarde saberão escolher.

Espiral

Comentários

AR disse…
Sim.Talvez saibam escolher.Mas falando de música...tu tens um filtro muito pequeno.Ok, não é necessariamente mau.Mas para quem gosta de tool (que claro q fui eu q te dei a conhecer) e ouve tantas outras coisas...Adoro isso!Sabes q gosto de muita coisa, mas não tão abrangente como tu.Se calhar sou esquisito.O raio da miúda ja ouve madonna, hein!Se ela ouve madonna agora, aposto que no futuro vai ouvir coisas boas.Talvez nem seja uma questão de filtro.É uma questão de personalidade."Diz-me o que ouves, e eu digo quem és!".
Ok, para ti seria difícil...mas isso é um pormenor...
beijo!
Anónimo disse…
hey.. miuda com bom gosto diria eu! Agora um pouco mais a serio.. os miudos de hoje estao em desvantagem para conosco, porque quando nos eramos miudos nao havia tanta porcaria por aí a passar na radio e na televisao. tinhamos irmaos ou primos que nos davam a ouvir a sua musica, boa musica. eu, como tu, tive essa oportunidade de aprender a gostar.. ou a desgostar com os mais velhos. acho que começamos bem. lembro me de uma cena gira. qd era pequena detestava pearl jam. qd soava no quarto ao lado eu desesperava e enfiava-me na almofada! como as coisas mudam =)
quanto as escolhas.. acho que acontecem por fases, e quanto maior for o "grau de exposiçao" aos varios estilos, melhor.
Joao Bispo disse…
Bem, acho que o importante é serem expostos à música, com o tempo decidirão.

E quanto a no nosso tempo ser melhor.. acho que "má música" há e houve sempre, só que essa é esquecida. Apenas ficam as que importaram (e uma ou outra especialmente má ^^)

***
Anónimo disse…
O meu suspiro é a saudade que sinto por ti =)=) MaS falando neste teu pequeno texto ...
Acho que realmente hoje em dia as crianças poderiam s decidir mais por ela próprias... =)Mas infelizmente por x não têm essa capacidade...e são influenciadas pelos pais.
Exemplo do ridiculo , é quando mal nascem os pais inscrevem - nas em clubes de futebol... não tem mais nada com que se preocupar, por favor tenham dó!!! Mas continuo se calhar a chamar opções... msm criticando este aspecto!
A pequenita deve ouvir madonna , pela mae ouvir ou algo dfo genero... as x quando das por ti cm amigos até e eles ouvem um tipo d musica que nunca ouviste ... acabas por gostar e entrar nesse ritmo ...
esta e a minha opniao miga...
Não tenho jeito p escrever mas aqui vim ..
beijinho
Anónimo disse…
n era p ser anonimo... lol
Beijinho da borbuletahhh que t adora***
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
hee madonna é show de bola afinal
oq tem a ver a menina gostar de madonna?!
madonna nao fez sucesso a apenas nos anos 80 e 90 ela faz sucesso ainda sua carreira está inabalável e nunca foi se qr decadente é inesplicávelmente surpreendente
Espiral disse…
Nada contra Madonna. O post (antigo lol) era mais sobre a minha surpresa de ela não ouvir coisas mais para a idade dela =)

Mensagens populares deste blogue

Sobre "a nossa alma a desatar"

Sempre Para Sempre Há amor amigo Amor rebelde Amor antigo Amor da pele Há amor tão longe Amor distante Amor de olhos Amor de amante Há amor de inverno Amor de verão Amor que rouba Como um ladrão Há amor passageiro Amor não amado Amor que aparece Amor descartado Há amor despido Amor ausente Amor de corpo E sangue, bem quente Há amor adulto Amor pensado Amor sem insulto Mas nunca, nunca tocado Há amor secreto De cheiro intenso Amor tao próximo Amor de incenso Há amor que mata Amor que mente Amor que nada, mas nada Te faz contente, me faz contente Há amor tão fraco Amor não assumido Amor de quarto Que faz sentido Há amor eterno Sem nunca, talvez Amor tão certo Que acaba de vez Há amor de certezas Que não trará dor Amor que afinal É amor, Sem amor O amor é tudo, Tudo isto E nada disto Para tanta gente É acabar de maneira igual E recomeçar Um amor diferente Sempre , para sempre Para sempre (Donna Maria) Espiral

Voltei mesmo?

 A minha vida vai dando voltas e voltas e escrever que é parte do que sou desce nas prioridades. Despedi-me e em Maio comecei um novo desafio profissional. Menos estabilidade mas mais valorização e autonomia a vários níveis. Quero ensinar ao meu filho que não pode ter medo de correr atrás do que o pode fazer feliz, mas mais importante, não ficar onde está infeliz, pensado que os ses tem significado. Emocionalmente e profissionalmente. Ser mãe é maravilhoso. O sorriso do meu filho preenche recantos da minha alma que nem sabia que existiam. É uma banalidade, mas conto pelos dedos da mão as vezes que senti isto na vida desta maneira. Agora basta o sorriso dele todos os dias. Tornei-me uma pessoa mais confiante desde que sou mãe. Também mais empática. Melhor não sei. Mas mais focada no que é realmente importante.  Mas no entanto... escrever faz-me falta. Deixar sair o que me vai na alma, nos anos, na memória, na criatividade, no desejo incontrolável de controlar emoções, contraditório eu s