Avançar para o conteúdo principal

Eu gosto do que gosto II

Enquanto vou comendo a caixa de bombons frutos do mar do lidl vou lendo post, noticias e artigos no facebook acerca da morte de Saramago.

Em relação ao gosto pessoal de cada um, de gostarem dele ou não enquanto pessoa, de gostarem ou não da escrita dele, de dizerem que foi enxovalhado ou não, que era idolatrado, que era bom porque era comunista, que era mau porque era comunista, que já era velho, que não merecia morrer, que só gostavam dele porque dizia mal da igreja, que era horrível porque dizia mal, quero lá saber, é só opiniões, batalhas de egos, metade das pessoas nem o leram, outra grande maioria nem o conheceu, portanto é tudo opinião pessoal vale o que vale, e fica tudo contentinho por expressar a sua opinião. E ainda bem que isto é um país democrático.

O que já me faz um bocadinho de confusão é as bocas do "ah, ninguém liga a morte de uma pessoa importante culturalmente, e depois se fosse o Ronaldo estava toda a gente a chorar, é o país que temos".

Ora bem, não percebo bem o ponto de vista destes senhores e acho-os no mínimo tacanhos.

Ponto 1: Tanto a literatura como o desporto são cultura portanto não vejo desprimor em gostar de uma coisa e de outra. Eu, pessoalmente, gosto das duas.

Ponto 2: Do mesmo modo que Saramago levou o nome do nosso país mais longe também grandes jogadores de futebol levaram. Acho-os igualmente motivo de orgulho sem desprimor para um ou para outro.

Ponto 3: Tanto Saramago como Cristiano Ronaldo têm pontos em comum: vêm de famílias humildes e tiveram que conseguir o sucesso que alcançaram através do seu próprio esforço. Porque nem um nem outro tiveram apenas talento. (Ide ver documentários sobre o Cristiano Ronaldo: Gostava de saber quantos de vocês iriam mais cedo trabalhar e sairiam mais tarde para fazer o melhor possível, ou iriam trabalhar nos feriados, ou quando o vosso chefe vós dissesse "vocês nunca vão conseguir ser bons na área x", se arregaçavam as mangas e mostravam-lhe que estava enganado.)


Eu admiro sempre e qualquer pessoa que consegue as coisas com o seu próprio esforço, especialmente se não tiveram as vantagens óbvias de status social ou monetário.

Por isso um brinde, não só ao José Saramago, mas também a todos os que tornam este país à beira mar plantado um país reconhecido, não só lá fora, mas principalmente por nós Portugueses.

E tenham vergonha.

Espiral

Comentários

Dorushka disse…
Concordo plenamente. Clap! Clap! Clap!
Espiral disse…
Dorushka,

Obrigada =)
paula milani disse…
Nice post! =)

Em relação ao Saramago, sem dúvida, distinguiu-se pelo facto de ser excêntrico e por ter o hábito de chocar. Pessoalmente, não me identifico com a sua forma de ser, mas acho-o uma figura sábia e até havia alguma razão nas suas análises.

Quanto ao Ronaldo, é um grande exemplo pelo seu esforço, isso nem se questiona. E já se sabe que o país só vai para frente se cada um fizer a sua parte.

Quanto a cultura, acho bem o desporto, que nos une, acho bem a literatura que gera reconhecimento pelas conquistas passadas de Portugal. Mas também acho que se deveria investir mais nas artes e dar mais oportunidades aos jovens nesse sentido.

E, dando um pouco a opinião de estrangeira, sobre levar o país mais adiente, acho que falta um pouco a coregem e o incentivo ao empreendedorismo.

Quanto aos que são reconhecidos por outros factores para além do esforço.... Não permanecem nas suas funções muito tempo se não tiverem o que é preciso... Acho eu...

Muac!
Espiral disse…
Paula,

Tens razão, a arte em geral também é super importante, mas neste caso só referi a literatura que é uma forma de arte, porque era o que interessava no tema.

E tens razão, por mim falo, falta-nos um bocadinho de coragem de tentar coisas. Mas acho que se cada um tentar um bocadinho =)

Mensagens populares deste blogue

Sobre "a nossa alma a desatar"

Sempre Para Sempre Há amor amigo Amor rebelde Amor antigo Amor da pele Há amor tão longe Amor distante Amor de olhos Amor de amante Há amor de inverno Amor de verão Amor que rouba Como um ladrão Há amor passageiro Amor não amado Amor que aparece Amor descartado Há amor despido Amor ausente Amor de corpo E sangue, bem quente Há amor adulto Amor pensado Amor sem insulto Mas nunca, nunca tocado Há amor secreto De cheiro intenso Amor tao próximo Amor de incenso Há amor que mata Amor que mente Amor que nada, mas nada Te faz contente, me faz contente Há amor tão fraco Amor não assumido Amor de quarto Que faz sentido Há amor eterno Sem nunca, talvez Amor tão certo Que acaba de vez Há amor de certezas Que não trará dor Amor que afinal É amor, Sem amor O amor é tudo, Tudo isto E nada disto Para tanta gente É acabar de maneira igual E recomeçar Um amor diferente Sempre , para sempre Para sempre (Donna Maria) Espiral

Voltei mesmo?

 A minha vida vai dando voltas e voltas e escrever que é parte do que sou desce nas prioridades. Despedi-me e em Maio comecei um novo desafio profissional. Menos estabilidade mas mais valorização e autonomia a vários níveis. Quero ensinar ao meu filho que não pode ter medo de correr atrás do que o pode fazer feliz, mas mais importante, não ficar onde está infeliz, pensado que os ses tem significado. Emocionalmente e profissionalmente. Ser mãe é maravilhoso. O sorriso do meu filho preenche recantos da minha alma que nem sabia que existiam. É uma banalidade, mas conto pelos dedos da mão as vezes que senti isto na vida desta maneira. Agora basta o sorriso dele todos os dias. Tornei-me uma pessoa mais confiante desde que sou mãe. Também mais empática. Melhor não sei. Mas mais focada no que é realmente importante.  Mas no entanto... escrever faz-me falta. Deixar sair o que me vai na alma, nos anos, na memória, na criatividade, no desejo incontrolável de controlar emoções, contraditório eu s